3 lições sobre guarda compartilhada
Apesar da previsão legal, a guarda compartilhada ainda é pouco efetiva. Isso ocorre porque sua aplicação prática depende da cooperação entre os pais, muitas vezes
A exposição do trabalhador a situações desgastantes e humilhantes dentro do ambiente profissional pode configurar assédio moral, que deve ser reparado por meio de indenização.
No assédio moral as condutas abusivas ocorrem de forma contínua, repetindo-se em diversas situações.
Os direitos trabalhistas não são restritos apenas ao pagamento pelo empregador, pois além do pagamento em dia de seus direitos (salário, férias, FGTS ou seguro desemprego, por exemplo), o patrão também é responsável por fornecer e garantir um ambiente de trabalho saudável.
Dessa forma, quando o trabalhador realiza suas atividades em um ambiente nocivo, com exposição a situações degradantes, cabe ao empregador reparar os danos sofridos, sejam eles materiais, morais ou existenciais.
As humilhações e cobranças excessivas sofridas pelo trabalhador afetam diretamente a sua dignidade humana, integridade e saúde.
Recentemente o Banco Bradesco foi condenado a pagar uma indenização milionária como penalidade pela prática de assédio moral contra seus empregados, tendo sido verificado que tais atitudes constituem a cultura da empresa, ocorrendo em muitas agências.
Infelizmente diversas empresas têm utilizado práticas degradantes, que configuram assédio moral no trabalho, e o número de trabalhadores que desenvolvem doenças ocupacionais, como ansiedade, depressão ou síndrome de Burnout, aumenta diariamente.
O trabalhador assediado moralmente tem direito de pedir na justiça a reparação pelos danos causados: seja com os gastos em razão do assédio, com os danos causados à integridade e dignidade ou com os danos causados à sua existência.
Você sabia que as empresas podem ser condenadas pela prática de assédio moral contra seus funcionários?
Para solucionar essa situação, busque o auxílio de um advogado.
Continue acompanhando o conteúdo do Blog e acompanhe os conteúdos jurídicos e insights que compartilho no site.
Fale comigo
Se você gostou deste conteúdo, por favor, não se esqueça de recomendar!
Havendo dúvidas ou se quiser conversar mais sobre o assunto, pode entrar em contato comigo:
Apesar da previsão legal, a guarda compartilhada ainda é pouco efetiva. Isso ocorre porque sua aplicação prática depende da cooperação entre os pais, muitas vezes
Uma consequência do fim do casamento é o encerramento do dever de mútua assistência. Entretanto, existem situações em que essa obrigação pode continuar existindo, pois
Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao que não faz parte da comunhão parcial de bens, pois nesse regime muitas vezes os casais têm a propriedade